
Descreva aqui suas considerações finais sobre o tema debatido.
Assistimos hoje os fenômenos da globalização mundial, da unificação de mercados e a formação da comunidade internacional através das redes de computadores. Vivemos um novo tempo, uma era de transformações que nos diferencia em muito da sociedade de 20 ou 30 anos atrás e que que provavelmente se transformará de forma ainda mais radical na próxima década.
Diante de toda essa realidade não podemos manter nossas escolas alheias, isoladas do mundo em que vivemos. Nossos alunos em sua grande maioria, tem vivido uma realidade contraditória ao conviverem com diferentes tecnologias em seu cotidiano, mas tendo uma escola ainda fechada para as Tics ou que faz o uso inadequado das mesmas. Nossa função como educadores é formar jovens cidadãos com habilidade e competências desenvolvidas para atuar no mercado de trabalho nas próximas décadas, todavia usamos predominantes recursos didáticos tradicionais, partindo de metodologias de ensino focadas muito mais na transmissão de informação de forma passiva do que na formação do sujeito autônomo, apto para tomar decisões e fazer escolhas.
É necessário que a escola seja transformada para estar em conformidade com a sociedade de seu tempo, e neste processo as Tics se apresentam não só como novas ferramentas e recursos didáticos, más também como agentes transformadores da sua filosofia para uma nova educação.
Partindo dessa visão destacamos algumas diretrizes para o uso das Tics na educação:
*Tics como agentes transformadores ao proporem novas relações entre aluno e professor rompendo a idéia de transmissão e aquisição passiva de informações e também ao propor novos princípios para a educação e uma nova filosofia com foco no aluno e na aprendizagem visando a formação de habilidades e competências voltadas para a inserção dos jovens na sociedade contemporânea.
*Desenvolvem a capacidade de autoria e pesquisa dos alunos tornando-os produtores de conhecimento através da pedagogia da autoria estimulados por atividades, que propõem a construção de idéias e a reflexão como blogs, wikis, etc.
*Proporcionam condições para trabalhar com projetos colaborativos e interdisciplinares rompendo a ordem tradicional de transmissão oral e o isolamento dos conteúdos fechados em suas disciplinas.
*Geram motivação e interesse das crianças e jovens que em grande parte já fazem uso destas em seu cotidiano.
*Atendem diferentes ritmos de aprendizagem uma vez que a proposta é focada na construção e na formação gradual de habilidades e competências e não no cumprimento de uma grade de conteúdos ao serem transmitidos.
*Envolvimento da comunidade ao romper os limites da escola através da maior divulgação do que é produzido na escola e da abertura de novos canais de comunicação e interação através da web.
*Criação de novas situações de aprendizagem dentro e fora dos limites da escola através de ferramentas como webquests, blogs, wikis, hot potatoes, etc.
*Superação de limites espaço-temporais permitindo conhecer diferentes lugares, épocas, civilizações, através de pesquisas na internet, jogos de simulação, etc.